Quando se fala em design e sentidos, a visão é sempre a mais associada a profissão, afinal de contas, quando se pensa em design dentro do imaginário popular, se vem a cabeça pôsteres, cartazes, ilustrações e toda a parte gráfica da profissão. Porém para aqueles que estão mais atentos a ampla extensão da área, podem associar a audição as peças audiovisuais, que muitas vezes contam com trilhas musicais e efeitos sonoros.
A parte mais ligada ao projeto de produto e moda (mais ainda relacionada a parte gráfica) tem uma relação muito próxima com o tato, na hora de sentir texturas e manusear materiais, e assim descobrir se certo elemento é adequado ou não para ser usado em sua criação.
Dessa forma, sobram dois sentidos de não tão fácil associação a atividade do designer, o olfato e paladar. Para o olfato, mais uma vez pode relacionar ele a escolha de materiais, tipos de papel, madeira e matérias primas em geral. Pode ser que para o futuro, algumas tecnologias interativas podem ser capazes de simular gostos e cheiros para pode deixar o usuário ainda mais imerso na experiência, já existem algumas tentativas na área de faro, como o ''Game Skunk'' da empresa Sensory acumen, que foi apresentado em feiras, mas até hoje não possui lançamento oficial
Comments