top of page
Blog: Blog2
Buscar
igorjundi

A História dos sentidos

''The Natural history of senses'', ou ''A história natural dos sentidos'' é um livro de Diane Ackerman que aborda os sentidos e como variam através de diversas culturas. O texto lido, a primeira vista pode não ter nada relacionado a área de design ou mídia digital, porém uma reflexão mais profunda sobre o atual mercado dessa área, mostra que os assuntos abordados pela autora são extremamente atuais e relevantes.


A introdução do livro aborda de forma quase poética alguns dos usos dos sentidos no nosso cotidiano, porém apresenta alguns pontos a serem a serem observados em uma área como a de mídia digital que está sempre tentando se aprofundar na questão da imersão e experiências, afinal de contas, estar imerso é imergir seus sentidos, enganá-los para que consiga se sentir totalmente dentro de uma situação na qual você não está presente em corpo, mas que você possa sentir de forma igual ou até melhor.



Outro ponto abordado pela autora é que, mesmo que o considerado agradável e belo, varie entre culturas, a forma como os sentidos funcionam é sempre a mesma, como um exemplo da autora, o mesmo ''método'' que um humano da pré-história observava as montanhas, nós também o fazemos. Não existe na humanidade outra forma de ter essas experiências sem os sentidos, é a nossa única maneira de entender o mundo,e até hoje, o que está além dos nossos sentidos, não podemos compreender, e temos medo

A autora aponta para o fato de que sentir é ser consciente, é a nossa porta para o resto do mundo, eles são os responsáveis por captar a informação que o nosso cérebro vai interpretar em símbolos. Ao mesmo tempo que sentir é liberdade, é estar em presença com o mundo, ao mesmo tempo, é limite. Mais uma vez área de estudo da mídia digital, a expansão dos sentidos, fazer com que essas fronteiras sejam empurradas para cada vez mais longe, e o ser humano seja capaz de ter experiências de forma mais intensa, aproveitar o melhor do que é sentir e pela primeira vez talvez mudar o que é sentir, e como sentir.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Desenvolvimento G2 [Parte 1]

Findado o período de G1, formei grupo com Yuri Fantesia e Theo Mendes, para que pudessemos começar a pensar qual seria o projeto para a...

Comments


bottom of page